Imagem

A roupa como instrumento de comunicação

08.11
marinabruno
postado por marinabruno

Tags: | | | | | |

gettyimages-1167067424

A mensagem por trás da imagem de mulheres na política norte-americana

gettyimages-1211471157

Depois de um longo e tenebroso inverno, (ops, outono, no hemisfério norte!), após uma apuração lenta e confusa que pasmem, ainda não acabou, Joe Biden foi eleito novo Presidente dos Estados Unidos da América, no sábado, dia 7 de novembro de 2020. E não há a menor possibilidade de se falar da campanha vitoriosa de Biden sem comentar da relevância que Kamala Harris, sua vice-presidente, teve nesse resultado. Kamala é mulher, negra, feminista, filha de imigrantes jamaicanos e indianos, senadora da Califórnia, primeira mulher procuradora-geral do estado da Califórnia e agora, primeira vice-presidente mulher e negra dos Estados Unidos.

Falar do estilo de Kamala Harris é falar de segurança e confiança, características da sua personalidade que ela conseguiu levar para o seu visual, transmitindo aos eleitores uma imagem de mulher leve e ao mesmo tempo forte, acessível, leal e extremamente confiável. Em um universo em que muitas escolhas são feitas seguindo códigos formais, Kamala opta por seguir seu estilo pessoal. Vamos ver?

- Ternos desmembrados: ao invés de apostar no clássico terninho, Kamala desfaz os conjuntos e prefere usar o blazer de maneira menos combinada. Nem sempre com calças de alfaiataria, às vezes com jeans ou com modelos skinny, é uma forma de quebrar a seriedade do terno e deixar a aparência mais casual.

gettyimages-1197379519

- Cores sóbrias: além do azul que é a cor dos democratas, a sua escolha é majoritariamente por cores neutras. Essa repetição de escolhas ajuda muito na construção de uma imagem sólida e de confiança, transmitindo um visual chic sem esforço, natural e nada montado.

000_1WG8GR.jpg

- Tênis: em uma entrevista ao site americano The Cut em 2018 ela falou: “Tenho uma coleção de Chuck Taylors: um par de couro preto, um branco, modelos sem cadarço, com cadarço, tenho pares para o verão, e outros para usar no frio. Tenho também modelos com plataforma, que uso com terninhos”. O resgate desta declaração de Kamala associado ao fato dela ter usado o famoso All Star em quase toda a campanha, dá a certeza de que sua imagem é puramente verdadeira e não foi apenas construída para o momento eleitoral. Ao usar o clássico dos tênis, além de se aproximar dos eleitores jovens, ela também se aproxima das mulheres, mães, que tem jornada dupla, tripla e precisam de conforto para enfrentar o dia a dia, andar de metrô ou a pé, com filhos no colo, etc. Kamala usou o tênis em uma de suas visitas a uma cidade atingida por um furacão, ao contrário de Melania Trump que fez a mesma coisa, mas de saltos altos. A diferença? Kamala mostra além de empatia, capacidade de adaptação.

gettyimages-1160768856

gettyimages-1167067424

- Pérolas: Podemos considerar as pérolas a sua assinatura de estilo. Apesar dela abusar dos modelos não tradicionais e escolher pérolas negras em algumas ocasiões, esse tipo de acessório é usado por Kamala há mais de 35 anos, desde que era estudante de artes na Howard University. As pérolas transmitem naturalmente uma imagem de lealdade e fidelidade e a deixam mais perto do eleitorado conservador, facilitando o diálogo e gerando aproximação.

download

Kamala_Harris-1-868x644

Ontem, dia 7 de novembro, em sua primeira aparição para o discurso da vitória, Kamala escolheu um look cheio de significados. O terno branco foi uma clara homenagem ao movimento sufragista que lutou pelo direito ao voto feminino no final do século XIX e início do século XX. A cor também foi escolhida como forma de protesto por 66 mulheres do Partido Democrata durante o primeiro discurso de Donald Trump ao Congresso dos Estados Unidos, em 2017.

US-VOTE-BIDEN-HARRIS-POLITICS

Roupa não é apenas para vestir corpo! Roupa auxilia na construção de uma imagem e nesse caso, o estilo discreto mas cheio de personalidade e de verdade de Kamala Harris, aproximou os eleitores da figura ali representada. Se você tem dificuldade de identificar suas preferências, saiba que para externar seu estilo é preciso muito autoconhecimento. Estilo vai muito além da roupa, é a composição de quem você é, do que você faz e das suas escolhas.

Alexandria Ocasio-Cortez: Raio-X de estilo e dress code

Os novos códigos e a transformação no guarda-roupa de trabalho

0023ae973cd279d0fa31c592ffcc47674fd23e2a

Os novos tempos estão chegando trazendo profissões e ambientes de trabalho diversos e nos fazendo entender que ambiente de trabalho não se resume a ambiente corporativo. Por isso, não é tão mais fácil definirmos “roupa de trabalho” simplesmente porque os tipos de trabalho são muitos e pedem códigos completamente diferentes. Se antes a mulher precisava importar peças do guarda-roupa masculino para transmitir seriedade e profissionalismo, hoje em dia é possível passar uma imagem de confiança sem abrir mão da casualidade, da feminilidade, da criatividade e o principal, da personalidade. Esta última característica podemos atribuir a Alexandria Ocasio-Cortez, mulher mais jovem da história a chegar ao Congresso norte-americano, reeleita agora com folga pelo partido Democrata.

Alexandria é conhecida por abusar do seu batom vermelho, uma cor que por muito tempo foi associada à vulgaridade. No dia de sua posse, escolheu um terno branco, em homenagem a Shirley Chrisholm, a primeira mulher negra a ser eleita para o congresso, que também usou branco em seu primeiro dia. Um look formal, mas cheio de significados. As argolas douradas, que jamais seriam a escolha de uma pessoa mais clássica, também não foi aleatória. Nos EUA esse é um acessório ligado às mulheres latinas e negras. Sobre suas escolhas, ela mesma explicou em seu twitter terem sido feitas para mostrar para as meninas do Bronx que elas poderiam sim, usar tudo aquilo e, que se alguém as mandassem tirar, elas poderiam responder: “eu estou vestida como uma Congresswoman“.

Alexandria fazia drinks antes de ser congressista, fez uma campanha de baixo orçamento baseada em doações, batendo de porta em porta pelas ruas do Bronx e escolhe deixar bem claro através da sua imagem, quem ela é e o orgulho que tem de quem ela foi.

0

Melania Trump e seu guarda-roupa polêmico

Escolhas da primeira dama são sempre alvo de questionamentos

MelaniaT

Conhecida por suas escolhas sempre luxuosas e caríssimas, Melania não chama atenção apenas pelas muitas cifras gastas em roupas mas também por suas peças transmitirem mensagens bem direcionadas, às vezes equivocadas, mas nada aleatórias. Em 2017 ela percorreu zonas afetadas pelo furacão Harvey de salto alto. Em 2018, fez uma visita à crianças que foram separadas dos pais por conta da imigração ilegal em território americano, em um momento em que o assunto rendia muitas críticas ao atual presidente, Donald Trump e sua política de tolerância zero. A notícia poderia até soar simpática se não fosse pela peça escolhida por Melania para vestir no dia de sua visita. A primeira dama escolheu um sobretudo com a seguinte frase: “I really don´t care do you?”, que significa: “Eu realmente não me importo, e você?”.

Nem precisamos lembrar que a revolta das pessoas foi imediata. Como resposta, a atriz Jenna Ortega apareceu em um tapete vermelho dias depois usando um casaco que dizia: “I do care and u should too”, que significa: “Eu ligo sim e você também deveria”. Já este ano, na tão aguardada Convenção Republicana de 2020, Melania escolheu um look composto por jaqueta verde oliva da grife Alexander Mc Queen, que lembrava um uniforme do exército. Para muitos a escolha não foi aleatória, deixando bem clara a mensagem de autoritarismo e frieza da família Trump.

89321387_TOPSHOTUS-First-Lady-Melania-Trump-addresses-the-Republican-Convention-during-its-se

Até Glória Kalil se rendeu

A consultora de moda famosa por seu livros de etiqueta, reconhece que os códigos formais mudaram

41Kvk3PfUfL

Reconhecida nacionalmente por seus livros em que regras de etiqueta e códigos formais de vestimenta e comportamento compunham o tema central, a autora de livros famosos como “Chic”, “Chic[érrimo]” e “Chic Profissional”, entre outros, declarou recentemente neste último que, “O primeiro passo seria baixar as armas e colocar em suspenso tudo o que se aprendeu sobre certo e errado, feio ou bonito, conveniente ou inconveniente, educado ou grosseiro e tentar se abrir para novos hábitos, novos códigos, outros jeitos de se comunicar, de agradar, de se exprimir.”

Isso significa que há um mundo vasto se abrindo e que temos que estar atento às novas transformações e dispostos a fazer nossas adaptações. Para alguns não será uma adaptação mas sim, uma possibilidade de poder ser quem é, sem máscaras e genuinamente verdadeiro em um mundo de tantos filtros.

Algumas pessoas são excelentes em transmitir sua essência através da imagem. A roupa comunica, informa, transmite mensagens (sejam elas explícitas ou não) e consegue refletir quem você é. Todas as nossas escolhas partem de uma motivação. Seja o gosto pela cor, pela modelagem, pelo tecido, por estar ou não na moda. Agora, para ter a sua imagem bem desenhada e de acordo com a sua personalidade, é preciso se conhecer muito bem.

Suas roupas transmitem a imagem correta sobre você?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>