Existe uma etapa da análise cromática que pouca gente conhece, que consiste em analisar o nÃvel de contraste de cada pessoa. Mas o que é nÃvel de contraste? O nÃvel de contraste consiste na relação de cores entre sua pele, olhos, sobrancelhas e cabelos. Essas cores podem ser muito próximas, levando a pessoa a ter um nÃvel de contraste baixo ou super diferentes, com um nÃvel alto de contraste.
E por que isso é importante? Porque conhecer o SEU nÃvel de contraste tem relação direta nas escolhas de cores que você faz perto do seu rosto.
Por exemplo, uma pessoa que possui pele muito branca, mas tem cabelos negros e olhos azuis, é uma pessoa que possui alto nÃvel de contraste e certamente ficará linda com uma estampa em preto e branco, por exemplo, que são cores bem distantes uma da outra.
Já uma pessoa com pele morena, olhos e cabelos castanhos, tem nÃvel de contraste baixo, ou seja, pouca diferença nas suas cores pessoais. A escolha da estampa deve seguir a sua coloração. O ideal seria usar prints com cores mais próximas, como por exemplo, azul marinho com verde militar, ou bege com rosa pastel.
Há ainda as pessoas com nÃvel de contraste mediano.
Esse nÃvel de contraste pode ser o que nasceu com você ou pode mudar ao longo da vida, caso você mude a cor do seu cabelo, por exemplo. Veja nas fotos abaixo da Jennifer Lawrence como ela conseguiu transitar nos 3 nÃveis mudando a cor dos cabelos:
Também é possÃvel criar um determinado nÃvel de contraste para deixar a imagem mais harmônica. É ai que entra a mágica do conhecimento do nosso trabalho, né? Equilibrando as cores com o tom do batom, com um colar, com lenços.
Se conhecer, conhecer suas cores, ajuda inclusive na hora de harmonizar a maquiagem com o restante do look.
A atriz Lupita Nyong’o possui baixo contraste, com pele, olhos e cabelos com cores muito próximas.
Por esse motivo, colocar cores muito fortes ou estampas muito contrastantes próximas do rosto é um perigo. Veja no exemplo abaixo, que com a blusa preta ela continua com contraste baixo e por esse motivo o batom rosa vibrante é um erro. Ele sobra.
Mas quando não se tem o alto contraste, a gente cria! Nos dois modelos abaixo ela usa peças estampadas e de contraste alto que conseguem harmonizar por causa da escolha dos batons.
Elle Fanning também possui baixo contraste. Vejam como ela fica linda com essa estampa suave:
Já a atriz Marina Ruy Barbosa tem pele clara, olhos claros e cabelos ruivos, com uma coloração de médio contraste. Percebam como mesmo com tanta beleza, a estampa em preto e branco sem um batom contrastando, a deixa apagada.
Já a escolha do batom vermelho para acompanhar a cor do vestido foi tão certeira quanto repetir o verde dos olhos no vestido.
Pra fechar, um exemplo de alto contraste é a cantora Katy Perry quando está com seus cabelos negros, natural.
Já os cabelos muito loiros não a favorecem tanto, deixando-a um pouco amarelada. Talvez o melhor loiro para ela seja o platinado que com a ajuda do batom vermelho devolve o alto contraste que ela merece!
A análise cromática, para analisar se a pele é neutra, quente ou fria, só pode ser feita pessoalmente e através de um teste feito com um profissional. Mas o legal da análise de contraste é que é uma etapa que dá pra você analisar em casa, apenas se olhando no espelho!
Então coloca esse olhar mais atento em prática e me manda o resultado!